Correio Popular Notícia






Semed de São Francisco reformula Plano Municipal de Educação

Data da notícia: 25/05/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130525-241.jpg[/IMG] (Da Redação) A SEMED (Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Guaporé) está realizando entre os dias 20 e 29 deste mês um fórum de debates com todos os representantes das escolas municipais, diretores e coordenadores escolares, equipe pedagógica e conselho Municipal de Educação para a readequação do Plano Municipal de Educação, com o objetivo de reorientar as políticas públicas e ações da Educação em âmbito municipal até o ano de 2020.
De acordo com a secretária de Educação, Marluce Gabriel, a rede municipal de ensino hoje atende em torno de 2.9 mil alunos com um quadro de cerca de 160 professores e 153 funcionários de apoio entre, zeladores, cozinheiras, vigias e administrativo. Esse número abrange todo o município, na zona urbana, zona rural e as comunidades ribeirinhas (Porto Murtinho e Distritos de Pedras Negras e Santo Antônio do Guaporé).
Marluce Gabriel destaca que o município alcançou uma pontuação satisfatória no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011, no entanto isso não coloca o município em situação de contentamento. Segundo a secretária ?mesmo com o resultado de 5,2 para as séries até o 5º ano e 3,9 para as séries de 6º ao 9º ano a busca por excelência é a meta desta administração. Nos próximos anos queremos oferecer uma educação que atenda as reais necessidades da classe estudantil e da equipe de funcionários da educação?.
Com o intuito de alcançar melhores índices o fórum levantou vários pontos que merecem destaques, como: a adequação das escolas municipais para a inclusão total dos alunos portadores de necessidades especiais; ampliação, reforma e adequação das escolas municipais aos parâmetros federais, inclusive com a construção de bibliotecas e refeitórios até 2014; atendimento de 100% da demanda municipal do ensino infantil, inclusive na zona rural até 2015, e a construção de uma creche; implantação de um centro de referência de educação especializada, com todos os profissionais capacitados nas áreas de especialidades no prazo de três anos; construção de duas unidades escolares nos distritos de Pedras Negras e Santo Antônio do Guaporé no prazo de dois anos; restruturação da infraestrutura da Semed, bem como do corpo administrativo e a implementação de programas de educação continuada em todos níveis educacionais.

MATRÍCULAS - O Município de São Francisco tem cerca de 3.4 mil pessoas entre cinco e 14 anos, de acordo com o censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estando 85% dessas crianças e adolescentes matriculados na rede de Ensino municipal.
Conforme a prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha), ?o objetivo maior é atender toda a clientela, inclusive as crianças do ensino infantil, juntamente com a melhoria da qualidade do ensino oferecido. O futuro está nas mãos das crianças e é nossa responsabilidade dar condições para que essas crianças e adolescentes possam ser cidadãos plenos?.
A prefeita Lebrinha conclui enfatizando que São Francisco do Guaporé já aderiu ao PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), exatamente por assumir a o desafio de lutar por um Ensino Formal de qualidade. ?A Educação é o grande desafio do Brasil, precisamos enfrentar os problemas na área e oferecer as soluções mais apropriadas para o pleno desenvolvimento social?, finaliza Lebrinha. Com informações de Sandra Machado ? ACI/PM/SFG.

Fonte:






Noticia vista 1429 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.